MANIFOLDS SÃO REALMENTE NECESSÁRIOS?
Quando visito uma estação de recarga procuro entender a lógica por trás da montagem de todo o sistema sob o ponto de vista da relação custo x benefício. Infelizmente as áreas destinadas a recarga dos cilindros dificilmente são visitadas pelos mergulhadores (clientes) e por isso muitas vezes sua organização vai perdendo espaço para a “falta de tempo” dos operadores e vão se tornando um verdadeiro “ninho de rato”.
A ORIGEM DO PROBLEMA
Muitos operadores visualizam suas estações de recargas como centros de custo, quando na verdade deveriam ser encaradas como uma fonte de receitas, um produto a ser oferecido ao mercado. E sendo produto alguns investimentos seriam necessários para torna-lo mais competitivo, como por exemplo a adoção de um procedimento de checagem da qualidade do ar (veja mais em http://fixair.com.br/qualidade-do-ar-no-mergulho/) e/ou a organização de todo o sistema. Mas como na visão desses operadores o “único cliente” da estação de recargas é o próprio dive center, então porque se preocupar? Afinal de contas o cliente não é tão exigente assim…
O QUE SE VÊ POR AÍ?
São mangueiras conectadas umas as outras com “T”s, nipples, curvas e etc, ligando compressores, bancos de cascata e terminais de carga em um emaranhado que parecem estar esperarando por um simples esbarrão para começar a vazar (fig 1). E quando abordamos o assunto informalmente com o dono do dive center na maioria das vezes a resposta é que o custo de um painel de recarga á muito alto e que o “sistema de conexões” dão conta do recado. Mas basta ter que fazer uma modificação ou manutenção não programada para que a coisa toda vire uma dor de cabeça.
ARRUMANDO A CASA
Um manifold oferece uma ótima opção no que diz respeito a relação custo x benefício (fig 2). Além de permitir a interligação de todo o sistema de forma organizada, os manifolds garantem a estabilidade das conexões por reduzir o número partes móveis além de permitir manutenções com reduzido risco de vazamentos (substituição de terminais de carga, manômetros, etc).
SOBRE O MF5K74-I
O manifold MF5K74-I foi projetado para atender as demandas de estações de recargas de cilindros de ar respirável de pequeno e médio porte. Possui sete portas, todas com rosca de ¼”NPT, é fabricado em aço inox 316L e sua pressão de trabalho é de 5000PSI.
Permite várias configurações e oferece ótima escalabilidade ao sistema. Algumas das configurações possíveis incluem:
- Uso de um compressor, até três bancos de cascata e saída para até dois terminais de carga;
- Interligação de até dois compressores, até dois bancos de cascata e saída para até dois terminais de carga;
Pode ser fornecido já montado com manômetros, registros de linha (de esfera ou padrão SCUBA), terminais de carga e válvulas de retenção.
Sobre a Fix Air
A Fix Air oferece serviços de projeto e instalação de sistemas de recargas de ar respirável, fornecimento de consumíveis (óleo, filtros montados, carvão ativado e peneira molecular) e acessórios (sistemas de purga automática, manômetros, registros, manifolds, etc) além de serviços de análise de qualidade de ar de acordo com a especificação exigida pelo cliente (CGA grau E, CGA grau D, ar compatível com oxigênio (1994 e 2003), EAN+CGA grau E, etc). Somos distribuidores da Trace Analytics LLC, um Laboratório Credenciado pela A2LA especializado em análise de gás comprimido para as indústrias de ar respirável, manufatura e gás medicinal em todo o mundo que a mais de 29 anos mantem os mais altos padrões de qualidade da indústria.