Loading...
QUALIDADE DO AR NO MERGULHO - FixAir
skip to Main Content
QUALIDADE DO AR NO MERGULHO

QUALIDADE DO AR NO MERGULHO

Quando o mergulho recreativo começou a se difundir pelo mundo, os parâmetros aceitáveis para ar respirável eram baseados nas práticas utilizadas no mergulho militar e comercial e estes definidos empiricamente, levando em conta o que gerava e o que não gerava acidentes.
Porém pesquisas médicas conduzidas nos últimos anos e a evolução na área de segurança e saúde ocupacional mudaram este cenário permitindo a classificação da qualidade do ar para uso no mergulho.
Além disso, nós os consumidores, nos tornamos mais exigentes e conscientes e passamos (ou deveríamos passar) a exigir níveis de serviços cada vez maiores, e no mergulho isso não é diferente. Mas seja sincero(a): você alguma vez se preocupou com o ar que respira embaixo d´água?

A ORIGEM DO PROBLEMA

Durante o processo de compressão do ar, levando em consideração o tipo mais comum de equipamento utilizado nas estações de recarga de cilindros para mergulho, os únicos contaminantes possíveis de serem gerados pelo processo são o vapor de óleo e baixas concentrações de umidade, de dióxido de carbono (CO2) e monóxido de carbono (CO). Todos os demais contaminantes devem estar presentes no ambiente de onde o compressor capta o ar. E isso inclui taxas mais elevadas de dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e umidade (H2O).

Outro fator que pode contribuir para níveis elevados de contaminação é a falha na troca periódica dos filtros e/ou do óleo lubrificante, seja por falta de conhecimento ou por questões financeiras.
Vale ressaltar que alguns fabricantes possuem tabelas que definem o momento da troca dos consumíveis (filtros e óleo) com base em questões ambientais. Aqui no Brasil onde a temperatura no verão é bastante elevada e a umidade relativa do ar pode atingir valores próximos a 100% em determinadas regiões, a vida útil desses elementos é reduzida. Saiba mais em https://fixair.com.br/contaminacao-por-tvhc/ .
Temos também questões relacionadas a instalação incorreta do equipamento, sem um projeto adequado e realizada por pessoas não especializadas, falhas no processo de recarga e falta de treinamento adequado do operador.

EVIDÊNCIAS OBJETIVAS – UMA GARANTIA

Os registros de troca dos filtros e do óleo devem estar disponíveis demonstram um compromisso do operado com a qualidade do ar.
Outro ponto importante é que a única forma de se saber com precisão se o ar fornecido por uma estação de recargas atende aos requisitos definidos por entidades internacionais é através análises periódicas realizadas por laboratórios especializados e com a devida acreditação. Os testes rápidos oferecidos por equipamentos eletrônicos ou reagentes químicos não substituem os testes regulares feitos em laboratório, pois os analisadores não são capazes de testar todos os contaminantes que podem colocar os mergulhadores em risco. Os laudos das análises também devem estar disponíveis para consulta, até porque se um dive center investe parte do seu lucro neste tipo de análise terá muito prazer em apresentar os resultados para os seus clientes.

O QUE VOCÊ PODE E DEVE FAZER

Da mesma forma que nos é franqueada a visita a cozinha de um restaurante, em um dive center o acesso a estação de recargas deve ser facultado ao cliente. E uma simples visita pode mostrar muita coisa sobre o serviço prestado. Os compressores devem estar instalados em locais arejados, limpos e longe de tintas, solventes e outros contaminantes. Vazamentos de óleo podem indicar a falta de manutenção do equipamento. Portanto crie o hábito de visitar as estações de recargas dos dive centers que você frequenta. Apenas com a cobrança sistemática dos consumidores é que o quadro atual será mudado. E você tem muito a ganhar com isso.

Sobre a Fix Air

A Fix Air oferece serviços de projeto e instalação de sistemas de recargas de ar respirável, fornecimento de consumíveis (óleo, filtros montados, carvão ativado e peneira molecular) e acessórios (sistemas de purga automática, manômetros, registros, manifolds, etc) além de serviços de análise de qualidade de ar de acordo com a especificação exigida pelo cliente (CGA grau E, CGA grau D, ar compatível com oxigênio (1994 e 2003), EAN+CGA grau E, etc). Somos distribuidores da Trace Analytics LLC, um Laboratório Credenciado pela A2LA especializado em análise de gás comprimido para as indústrias de ar respirável, manufatura e gás medicinal em todo o mundo que a mais de 29 anos mantem os mais altos padrões de qualidade da indústria.